ENSINO MÉDIO
Metodologia
O Ensino Médio é a etapa final da educação básica. Portanto, inicia o aluno na habilidade de produzir conhecimento e alavanca consideravelmente suas potencialidades de participante do mundo. Somado a isso, os adolescentes consolidam valores e atitudes, elaboram projetos de vida, experimentam um ciclo de transformações no qual se instrumentam para assumir as responsabilidades da vida adulta.
Nossos alunos apresentam reflexos da boa educação familiar durante todo o convívio escolar. Sabem empregar tempo e dedicação para alcançarem elevado desempenho escolar e revelam comportamentos altamente favoráveis às metas estipuladas para o ingresso no curso superior.
Proposta
A proposta curricular do curso preserva a especialidade das disciplinas, consolida e aprofunda os conhecimentos específicos de cada uma delas, propondo aulas com abordagens contextualizadas e interdisciplinares. Os diálogos com os professores tutores estimulam a intelectualidade, possibilita vivências diferenciadas em artes, debates sobre temas polêmicos e projetos de iniciação científica que permitem aprimorar a consciência dos direitos e deveres, o pensamento analítico criterioso e os cuidados com a saúde.
1º Ano
Em paralelo com um arrojado projeto pedagógico e um plano de avaliações bem distribuído ao longo de todo o ano letivo, professores e alunos organizam celebrações e palestras que intensificam o pensamento sistêmico nas áreas das ciências, da moral, da ética, da responsabilidade social e da espiritualidade. As atividades realizadas em grupo propiciam autoconhecimento, colaboração, sensibilização para as artes, percepção estética e fortalecimento da identidade.
2º Ano
Os alunos são encorajados a perseguir um objetivo com método, ampliando a capacidade de resolução de problemas de cunho social, científico e pessoal. As produções científicas dos alunos são socializadas dentro da própria escola, no evento Jornada Científica, e muitas delas, são apresentadas em feiras de ciências realizadas na USP, na UFMG e na UFV. A participação em projetos de pesquisa aumenta o horizonte intelectual dos alunos além de despertar o interesse por diversas profissões e colabora para a tomada de decisão profissional. O nível de cobrança em avaliações é intensificado.
3º Ano
A preparação para os vestibulares se acirra, mas a equipe pedagógica também tem como meta principal despertar e estimular a motivação nessa fase em que as pressões são muito latentes. Os alunos do 3º ano retornam à Escola em dois dias extra horário para realizar oficinas e cumprir carga horária complementar de oito módulos-aula. Os resultados obtidos nos vestibulares e no Enem são excelentes e colocam a Escola Educação Criativa na vanguarda dos melhores resultados da região de alunos que estão concluindo o Ensino Médio.