ENSINO FUNDAMENTAL
Metodologia
Etapa com duração de 9 anos, que inicia-se a partir dos 6 anos de idade. Buscando construir as bases da formação como cidadão apto a enfrentar os desafios da realidade sociocultural, espera-se solidificar a PERSONALIDADE e a IDENTIDADE do indivíduo. Os trabalhos desenvolvidos revelam preocupação com a saúde, a integração escola-família e a competência didática.
1º Ano
Este primeiro momento do Ensino Fundamental representa o começo do processo de construção da linguagem e da introdução de outras práticas pedagógicas que promovam a alfabetização e o letramento. O aluno compreende o quanto é importante ler, interpretar, compreender e produzir conhecimento.
2º ao 5º Ano
O aprendizado da leitura envolve ação participativa. A Matemática é trabalhada de forma lúdica e as aulas práticas de Ciências levam o aluno a pensar e aplicar conceitos, com base nas relações estabelecidas dentro de um contexto histórico.
6º Ano
Os estudantes são estimulados a refletirem sobre a chegada da adolescência. Além disso, são introduzidas disciplinas que propiciam a convivência com novos professores e demandam uma maior necessidade de organização do tempo escolar.
7º a 9º Ano
A formação de identidade do grupo, a boa convivência e os valores da turma passam a ser uma preocupação constante dos educadores. Os alunos ampliam suas competências cognitivas e o grau de exigência da Escola aumenta. Nessas séries, destacam-se temas como as diferenças sociais (exclusão e drogas) e a interferência do homem na construção do espaço.