ENSINO
Proposta Pedagógica
A Escola Educação Criativa, desde sua fundação, é um efetivo espaço de produção de conhecimentos. Inovando em sua proposta pedagógica e maneira de agir, valoriza a formação dos educadores como hábeis facilitadores da aprendizagem. Além do ensino, a Escola investe em atividades de pesquisa e extensão.
Nossa proposta curricular é sustentada pelo modelo “Reconstrucionista Social”. Além de entendermos que o ato de educar envolve todos os aspectos do cotidiano escolar, pautamos nossa prática de acordo com os seguintes parâmetros:
A aprendizagem é dinâmica e está em permanente desenvolvimento;
As ações devem primar pela responsabilidade individual e social;
A comunicação proporciona o domínio do código de linguagens;
O comportamento da comunidade escolar é pautado por atitudes de companheirismo e reciprocidade;
Toda atuação precisa ocorrer com autonomia moral e intelectual;
Os problemas são analisados e servem como subsídios para a pesquisa e busca de soluções originais na área científica, tecnológica e sócio-histórica;
É preciso orientar todas as atividades com o objetivo de formar pessoas que buscam a excelência em tudo o que fazem, com compromisso de servir ao próximo.
Dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de fraternidade humana, a educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Sendo assim, desenvolvemos os serviços de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, assumindo como próprios, no que couber, os princípios e fins da Educação Nacional e norteando nossas práticas educacionais com os aspectos éticos, epistemológicos, didáticos e pedagógicos descritos a seguir.
Nosso objetivo é ministrar todos os níveis da educação básica com alto padrão de excelência, em acordo com a legislação vigente, mantendo fidelidade ao modelo Reconstrucionista Social, a fim de desenvolver o ser humano competente, intelectual, autônomo, responsável e capaz de contribuir no meio em que vive. As peculiaridades desse ideal serviram de inspiração para compor e refinar o projeto da Educação Criativa, principalmente no que se refere à dedicação aos estudos e aos debates de temas de ordem filosófica, teológica, psicológica e pedagógica. Nossa proposta inclui, ainda, o contínuo investimento na formação e no aprimoramento do educando em todas as esferas: intelectual, física, moral, espiritual e cultural. Dessa forma, procuramos munir o aluno com conhecimentos e habilidades básicas para atuar no futuro como um profissional competente nas áreas técnica e humana.
II – Inserir o estudante na vida social da comunidade, proporcionando-lhe situações e recursos para aquisição e questionamento de hábitos e de atitudes nos diferentes grupos em que vive.
III. Estimular o uso dos sentidos e do pensamento para construir conhecimento a partir de ambientes específicos.
IV – Desenvolver o espírito de indagação e de crítica em todos os terrenos da cultura.
V – Cultivar a independência que implica iniciativa e responsabilidade para com a vida.
VI -Possibilitar a incorporação da experiência de vida ao currículo escolar, enriquecendo o processo educativo pessoal e coletivo.
A Educação Criativa nasceu, estruturou-se e pretende continuar seu trabalho, influenciando as comunidades interna e externa, com atividades que envolvem a busca de conhecimentos e recursos para gerar o acesso à arte, à leitura e às melhores condições para o trabalho. As premissas específicas para a condução cotidiana das atividades da Escola nessa direção compõem nossos documentos oficiais: o Projeto Político Pedagógico e o Regimento da Educação Criativa, ambos reformulados em 2015.