NOSSA HISTÓRIA
1983: sonhos e projetos
Jovens moradoras de Ipatinga, Simone Corrêa Costa e Ângela Maria de Souza Mucida sonharam e planejaram um espaço educacional diferenciado para a cidade. Ângela, que havia morado na Alemanha, trazia a vivência de acompanhar suas crianças estudando em espaços amplos, com muita área verde para explorar, criar hábitos de saúde física e emocional enquanto aprendiam brincando. Simone, com experiências na área da arte, imaginava uma escola que favorecesse a construção de conhecimentos, expressão de ideias e sentimentos por meio da música e das artes plásticas. Unindo os ideais, as duas começaram a concretizar seus planos, fazendo nascer a Educação Criativa. Uma vez organizadas as estruturas necessárias, as sócias iniciaram as aulas no ano seguinte, para crianças de 2 a 5 anos.
Identidade visual
Crianças empilhando blocos, construindo o conhecimento: com essas imagens, foi concebido o primeiro logotipo da Escola, que ilustrava a inspiração inicial das educadoras.
O nome escolhido expressava, ainda, a crença na soberania de Deus como Criador e no potencial de todas as pessoas.
No vídeo ao lado, vemos a evolução da marca ao longo do tempo.
1984: primeiras turmas
A Educação Criativa foi instalada à R. Euclides da Cunha 145, Cidade Nobre. As atividades escolares começaram em fevereiro de 1984, com 17 alunos, distribuídos em quatro turmas de Educação Infantil: duas no período da manhã e duas no período da tarde.
Mudança de sede e primeiras expansões
Em 1985 foi adquirido um terreno à rua Visconde de Mauá, no mesmo bairro, e ali foi instalada a nova sede (onde ainda permanece), com mais espaço e potencial para crescimento.
Ao longo de sua primeira década, a Educação Criativa consolidou-se como referência na Educação Infantil, até que, a partir de 1990, implantou as 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental, passando gradativamente a oferecer todas as turmas deste ciclo.
A estrutura física foi adaptada à medida desse crescimento, sempre mantendo o ideal de preservação da natureza e das amplas áreas para melhor desenvolver a educação inovadora em todos os espaços educativos.
Anos 2000: nova etapa – o Ensino Médio
A partir do ano 2000, inicia-se a primeira turma do Ensino Médio, seguida da implantação progressiva das séries nos anos posteriores. Em pouco tempo, a Escola passa a ser reconhecida pelos excelentes resultados nos vestibulares, não só do estado de Minas Gerais como de outras universidades do Brasil.
Primeira década do milênio: mais obras
Desde a aquisição da sede, a Escola investiu na adequação da infraestrutura e nos serviços de manutenção predial. Mas, a virada do século fica marcada por uma série de reformas arquitetônicas que alteram significativamente a eficiência dos espaços, oferecendo mais opções pedagógicas, mais conforto, acessibilidade e segurança. Entre as obras: ginásio poliesportivo, sala ecológica, finalização do sítio escola, novas salas de aula, implantação e equipagem da sala multimídia, de música, de jogos, renovações nos laboratórios de informática, ampliação da biblioteca, melhorias na área de convivência, incremento na área da horta, do pomar, do minhocário; otimização do bicicletário e estacionamento para funcionários.
2009: ciberespaço e novas tecnologias
Já em plena informatização nos setores administrativos, a Escola inova mais uma vez, em 2009, lançando o ambiente de estudo virtual para os alunos. Em 2011, incorpora metodologia de aperfeiçoamento dos trabalhos voltados para os estudantes que apresentam altas e baixas habilidades cognitivas (aulas no contraturno, dever de casa e atividades extras on-line).
2014: certificações CONECTA
A Educação Criativa alcança os quatro selos da certificação CONECTA: Tecnológico, Normativo, Social e Pedagógico, prêmio resultado de revisões sistemáticas nos procedimentos e documentos sobre o uso das tecnologias na Escola. São atualizadas e tornadas mais claras as regras relacionadas a: segurança digital, monitoramentos, uso de imagem, direitos autorais, conforme as exigências para o recebimento dos selos.
2015 e 2016: projeção nacional e internacional
Intensifica-se o trabalho de preparação de estudantes para participarem em concurso e Olimpíadas no Brasil e no exterior. Os frutos são colhidos na ampla participação e no forte engajamento dos alunos, que apresentam expressivos resultados, com medalhas e menções honrosas.
2017: intercâmbio no Canadá
A Escola promove o primeiro grupo de intercambistas para a cidade de Richmond, no Canadá.
2019: novidades nos 35 anos
Celebrando os 35 anos, a Educação Criativa reformula sua identidade visual com uma logomarca inspirada na solidez de seus princípios e na essência de seus sonhos.
Com pioneirismo no Vale do Aço, implementa a Educação Internacional. Em parceria com a WorldEd International School, passa a oferecer dupla diplomação. (brasileira – americana).
Ainda em 2019, lança o programa de Ensino em Tempo Integral, que amplia a permanência da criança na Escola. O novo serviço começa atendendo estudantes a partir do 1º período da Educação Infantil até o 2º ano do Ensino Fundamental.
2020: superação dos desafios na pandemia
Para contornar os enormes desafios que o distanciamento social em função da Covid-19 apresentou para todas as instituições, a Educação Criativa inovou e se esmerou na capacitação da equipe pedagógica e na adaptação das aulas e estratégias metodológicas para os momentos de ensino remoto e ensino híbrido. Em 2021, adotou o protocolo para o retorno seguro às atividades presenciais.