PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Práticas de pesquisa
Os estímulos e investimentos em ciência ampliam o potencial da Educação Criativa para alcançar a excelência. A Escola fomenta a pesquisa tanto frente aos alunos quanto junto aos profissionais de sua equipe, incentivando que a cultura da aprendizagem permanente perpasse todas as práticas de ensino e todo o ambiente escolar. Enquanto os estudantes exercem o olhar investigativo no cotidiano das aulas e nos projetos interdisciplinares, os professores aprofundam a vivência científica em seminários, grupos de estudo e ações de incentivo à capacitação acadêmica.
Gosto pela ciência
O olhar científico é cultivado desde a turmas iniciais. À medida que avançam, os alunos vão conhecendo com mais critério as questões de método e as etapas de elaboração de um projeto. Eles entram em contato com os elementos comportamentais da pesquisa, tais como curiosidade, descoberta, persistência e capacidade de perceber mudanças.
Os trabalhos propõem soluções para problemas que os próprios alunos são instruídos a identificar.
Feiras científicas
Os projetos interdisciplinares com vistas a apresentações em eventos externos, tanto no Brasil como no exterior, fazem parte do currículo a partir do 9º ano do Ensino Fundamental e ganham ainda mais força no 2º ano do Ensino Médio.
Desde a primeira participação no ano 2000, os trabalhos dos nossos alunos têm alcançado resultados gratificantes na Febrace, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia promovida pela USP, assim como em eventos de outras universidades federais. Ao longo dos anos, sistematicamente, muitos deles chegam a ser finalistas e alguns são contemplados com premiações.
Olimpíadas com sinergia e cooperação
Os estudantes da Educação Criativa têm a oportunidade de concorrer nas olimpíadas do conhecimento pelo país e até fora do Brasil. A partir do 4º ano do Ensino Fundamental, avançando até o Ensino Médio, incentivamos e treinamos os alunos para participarem das olimpíadas de matemática, ciências, astronomia e diversos outros campos do saber. São atividades extracurriculares, de caráter facultativo.
As oficinas e os grupos monitorados de estudo motivam os alunos a aprenderem além da grade curricular. A quantidade expressiva de medalhistas reflete que nosso estudante tem gosto pelo saber. Mais do que premiações individuais, o trabalho de sinergia e cooperação entre os colegas proporciona um ambiente de competitividade sadio e favorável ao aprendizado. Juntos, alunos e professores, formam o #TIMECRIATIVA!